MIA 2015 - Apontamentos prévios - I


Na sequência da habitual colaboração entre a organização do MIA e a Associação Granular, a presente edição do Encontro integrará dois eventos germinados através desta saudável parceria.
Assim, o concerto inaugural, na Igreja de S. José, Atouguia da Baleia, no dia 15 de Maio, com Maria do Mar, Adriano Orrù e Luiz Rocha, faz parte de um ciclo de música de câmara, programado conjuntamente por estas duas organizações e que vem decorrendo desde há cerca de dois meses.
O segundo concerto englobado neste contexto, realizar-se-à na última noite do MIA (17 de Maio) e terá como protagonistas o Granular Chamber Sextet, composto por alguns músicos associados daquela entidade - Carlos "Zíngaro" , Fernando Simões, João Madeira, João Pedro Viegas, Miguel Falcão - além da pianista italiana Silvia Corda.
Segundo João Pedro Viegas, um dos intervenientes no referido concerto e membro da direcção da Granular, esta associação "tem o prazer de anunciar que continua a colaborar activamente com o MIA, de forma a potenciar um fluxo de vontades semelhantes, que passam pela difusão de actividades ligadas á música de cariz exploratório. Se no ano passado a parceria entre estas duas instituições se centrava essencialmente em actividades de cariz pedagógico, para este ano as duas organizações tentaram ir mais longe, encontrando forma de colaborar na área da programação artística. (...)  É ainda importante referir que as duas organizações pretendem continuar a desenvolver trabalho de forma conjunta, uma vez que quer o MIA, quer a Granular, pretendem alargar a área onde intervêm para além das suas localizações geográficas."
Por seu lado, a organização do Encontro, congratula-se igualmente pela parceria estabelecida, considerando que o cooperação inter-associativa representa sempre um importante desenvolvimento dos agentes envolvidos.